Introdução
Neste segundo semestre de 2017, em parceria com o Sebrae Minas, ocorreu a segunda edição do programa de pré-aceleração de startups desenvolvedoras de jogos digitais da Playbor. Vinte equipes começaram na competição, mas apenas quatro se consagraram como finalistas, tornando-se parte oficial da elite que recebe o acompanhamento da Playbor.
(1 de 4) É com muito prazer que trazemos para você uma série de quatro matérias sobre os finalistas da Pré-Aceleração 2017_2, começando pelo grande campeão desta segunda edição: Sunny Side Digital!
Sobre o estúdio
A Sunny Side Digital é um estúdio de desenvolvimento de jogos independentes com foco em jogos premium para computador. O empreendimento foi idealizado por estudantes do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, com a finalidade de participação no programa de pré-aceleração da Playbor. A princípio com mais membros, a equipe foi se tornando mais enxuta, até que fosse formada por apenas dois jovens estudantes: Jorge Luíz e Yan Boente.
Apesar de o estúdio ser relativamente novo, a parceria entre seus membros já vem de alguns anos. Antes da parceria ser oficializada como Sunny Side Digital, Jorge e Yan já haviam trabalhado juntos em diversas ocasiões, como em game jams e projetos universitários.
A Sunny Side Digital consiste atualmente nos seguintes nomes:
Jorge Luíz Carvalho da Rocha: Estudante de Game Design na Universidade Anhembi Morumbi. Atua no empreendimento como produtor, artista e game designer, sendo também responsável pelas relações externas do estúdio.
Yan Boente: Estudante de Game Design na Universidade Anhembi Morumbi. Atua no empreendimento como programador, compositor, sound designer e game designer.
Sobre os jogos
Como abordado anteriormente, previamente à Desert Rose, Jorge e Yan já haviam trabalhado juntos em projetos universitários e game jams. Na Ludum Dare 37 participaram no desenvolvimento de Witching Morning, um mini jogo sobre uma bruxa atrasada para a escola. Já na Ludum Dare 39, participaram no desenvolvimento do jogo Guncharger, um puzzle platformer onde você atira energia para recarregar objetos no cenário.
Desert Rose é o primeiro jogo em desenvolvimento pela Sunny Side Digital. O projeto começou no meio de 2017 como um protótipo feito em 48 horas para o programa de pré-aceleração Playbor. Um jogo survival top-down em pixel art com ênfase em exploração e imersão. Em Desert Rose você controla um solitário Sobrevivente, que enfrenta um implacável deserto coberto de perigos e mistérios, coleta materiais e provisões para sobreviver a este ambiente hostil, tudo isso enquanto procura por um lugar seguro para se esconder da furiosa tempestade de areia.
“Nós queríamos fazer o jogador se sentir sozinho e pequeno em um mundo grande e impiedoso. Para isso, precisávamos de uma abordagem mais imersiva, e foi daí que surgiu a ideia dos monólogos do Sobrevivente.” disse Yan Boente, programador e compositor na Sunny Side Digital, sobre a direção do jogo. “A gente pensou: e se, ao invés de você saber como está a vida do seu personagem a partir de uma barra de vida, você tivesse que adivinhar como ele está se saindo baseado em sua trilha de sangue e como ele descreve sua própria dor?”, completou Yan.
Sobre a pré-aceleração
“No programa de pré-aceleração da Playbor buscamos sempre aproveitar ao máximo tudo o que nos era oferecido, fazendo perguntas sobre as entregas solicitadas sempre que necessário e assistindo a todas as mentorias. Sempre que fazíamos tais perguntas, buscamos analisar e trazer para a realidade do estúdio como as entregas poderiam realmente ajudar nossa equipe, pois somente com essa linha de raciocínio conseguiríamos absorver este conhecimento e utilizá-lo de forma eficiente.” – declarou Jorge Luíz, líder do estúdio.
“A maior diferença que a pré-aceleração nos proporcionou foi a noção de ‘desenvolvimento de jogos como empreendimento’, fazendo com que enxergássemos com maior clareza a importância dos aspectos que vão além do jogo, como por exemplo as diversas complexidades do marketing. Além disso, a aproximação com o mercado e a rede de networking proporcionada pelo programa é algo que consideramos um divisor de águas para o estúdio. Hoje nos sentimos muito mais abertos às oportunidades que o mercado tem a oferecer do que antes dessa experiência na Playbor.” – completou Jorge.
Próximos Passos
No curto prazo, a equipe da Sunny Side Digital pretende continuar o desenvolvimento do Desert Rose. A ideia é dar um passo para trás e dois passos para frente, revendo alguns aspectos na arte e design para, assim que fechada a direção criativa do jogo, procurar publicadoras e demais parceiros especializados.
No médio prazo o estúdio pretende finalizar seu primeiro jogo, com a expectativa de gerar recursos suficientes para aumentar a equipe e, no longo prazo, continuar desenvolvendo jogos autorais, criando uma comunidade em torno do estúdio e aprimorando seu networking.
Interessou em acompanhar essa jornada de sucesso? Então siga a Sunny Side Digital em seus canais de comunicação e bom jogo!
Historinha Extra: Durante seus estágios iniciais de desenvolvimento, Desert Rose tinha um modo de debug com uma função para explorar o mapa mais rapidamente, apelidada de “Drift Mode”. O personagem andava extremamente rápido pelo mapa enquanto tocava uma música estilo eurobeat: “Night on Fire” de Initial D.